4 coisas que você precisa saber sobre ter portfólio no Instagram!

3 de agosto de 2017
postando portfolio no instagram

O portfólio é uma coleção de peças escolhidas a dedo pelo profissional para apresentar seu trabalho. Sua importância se dá pelo fato de funcionar como um currículo para alguns profissionais como fotógrafos, designers, tatuadores e outros. Porém, na correria do mundo atual quem tem disponibilidade para organizar um site onde possam colocar suas fotos, não é mesmo?

Por isso que redes sociais têm sido uma solução que tem caído como uma luva para fotógrafos. E o Instagram é o eleito de muitos deles, e por boas razões.

Vantagens do Instagram para fotógrafos

Ao contrário de sites muito específicos como o Flickr, o Insta tem bastante gente de todos os segmentos e é mais fácil encontrar pessoas e fazer conexões que possam te render trabalhos, ou mesmo visibilidade. Do outro lado, também fica mais fácil para elas te acharem.

Ao contrário do papel ou mesmo de um site, você terá o feedback das pessoas – sejam pessoas com quem trabalhou (e portanto podem endossar sua qualidade) ou pessoas próximas e familiares. São elas que ajudam a reforçar sua credibilidade no fim das contas!

O que ter em mente ao criar o seu portfólio no Instagram?

Qual o seu estilo?  
A trajetória de todo fotógrafo costuma seguir os mesmos passos: começa por dominar a técnica (a maior preocupação dos iniciantes); depois de algum tempo vem a fase de descobrir qual seu estilo – o que faz você único. É o que define você como “artista”, assim como as cores e textura podem definir um designer. É preciso encontrar a sua identidade.

Como escolher os melhores trabalhos para postar?
Embora tenhamos falado sobre o estilo, você não necessariamente precisa postar todas as fotos com o mesmo tema, ou  um mesmo tipo de cenário. Não só trabalhos profissionais, mas também trabalhos paralelos, projetos pessoais podem ser interessantes – isso mostra sua versatilidade.

É importante também que considere o seu “público”, ou seja, possíveis clientes para quem você quer trabalhar. Que tipo de fotos eles valorizam e usam mais? Que profissionais eles costumam contratar mais? Podem ser profissionais cujo trabalho vale a pena seguir de perto no Instagram.

Dependendo de que mercado você mire, pode ser necessário fazer a descrição em mais de um idioma.

Alimente seu portfólio 
À medida em que o tempo passa e você vai fazendo novos trabalhos e amadurecendo a sua arte, deixe que seu portfólio reflita isso. De tempos em tempos (e isso é você que determina) atualize-o. Tire as que não parecem mais tão boas assim, coloque novas e melhores.

Na descrição das fotos alguns fotógrafos acham interessante colocar o título da foto com alguma breve informação sobre o tema, local e a câmera utilizada.

Seja encontrado
Coloque no seu perfil seus contatos, descreva brevemente seu trabalho e região onde atua, além do seu nome, logicamente. De preferência use perfil profissional (entenda mais sobre aqui).

Linque seu Instagram nas suas outras redes sociais como Facebook e LinkedIn, e na assinatura do seu e-mail. Assim você ampliará o número de pessoas que podem vir a conhecer seu trabalho!

Como vimos, criar seu portfólio pode ser bem simples com plataformas semi prontas como o Instagram.

E você, já tirou um tempo na sua agenda para criar o seu? Que meio você usou ou pretende usar?  Conta aí ☺

Comentários

No Comments

Leave a Reply

Por favor aguarde...

Inscreva-se na nossa newsletter!

Digite seu e-mail e receba nossos artigos em primeira mão!