Marketing no Instagram: como e quando investir e ter resultados

25 de julho de 2017

O Instagram vem ganhando cada mais força no cenário brasileiro: hoje nós somos o segundo país com mais usuários na rede social, atrás apenas dos Estados Unidos.

Se você ainda está em dúvida se deve ou não entrar para o mundo dos Instagrammers, leia o nosso artigo com 5 motivos para ter sua marca no Instagram e identifique a oportunidade que é trazer seu produto/serviço para esse mundo. Uma vez nele, precisamos agora investir em Marketing.

Continue lendo o artigo que vamos te explicar agora como e quando você deve investir em Marketing no Instagram.

Atinja seu público alvo
Além de uma boa qualidade, de imagem e de texto (para aprender a criar um conteúdo imperdível para o Instagram leia nosso artigo “Conteúdo no Instagram: 5 dicas imperdíveis para se destacar”) é muito importante que você tenha um perfil de cliente ideal, que chamamos no Marketing Digital de Persona ou Buyer Persona.

Crie uma personagem, com idade, nome, profissão, escolaridade e gostos, que definem aquele que é o seu foco de vendas. Feito isso, direcione o conteúdo de suas postagens para esse perfil ideal.

Adapte sua mensagem ao meio
Além de um conteúdo de qualidade máxima, é importante adaptar a sua mensagem ao meio utilizado. É necessário que se encontre a melhor forma de traduzir o seu produto ou serviço para as opções que o Instagram dá, seja em fotos, Stories ou os Vídeos.  

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, fazer fotos delas é uma ideia óbvia, mas quem sabe aproveitar o Stories para mostrar os bastidores da criação dessa peça? Com certeza seus seguidores vão adorar.  Ou um fotógrafo que mostra o Making Off de um ensaio também pelos Stories, até mesmo um pequeno vídeo do roteiro deste ensaio. Otimizar o seu produto para o formato garante a interação dos seus seguidores.

Pesquisar nichos
Um bom profissional deve conhecer bem sua concorrência e usar as informações que eles lhe dão. Criar uma identidade própria da sua empresa dentro do Instagram pode ser difícil num primeiro momento; então, busque referências na sua concorrência e em usuários que são autoridade na sua área. Não vale copiar, mas se inspirar pode

Crie conteúdo \o/
Tendo essas informações em mãos, é só começar a postar! Seja gentil e atento com os seus seguidores, crie laços e abuse das hashtags, mas sem exageros, a sua marca precisa ser lembrada pelos seus pontos mais positivos e não como spam.

Crie um conteúdo que facilmente será identificado como seu, seja por um filtro ou por cores. Não se esqueça que postar sempre ajuda a manter a sua marca na cabeça das pessoas, mas nem por isso as postagens podem deixar a desejar em qualidade. Aposte ainda em promoções e postagens de seguidores, isso criará uma ideia de pessoalidade.

Aproveitem essas dicas e mão na massa. Se você ainda não conhece muito bem as ferramentas dentro do Instagram, acesse o nosso Guia Básico dividido em Direct, Stories e Live.  

Comentários

No Comments

Leave a Reply

Por favor aguarde...

Inscreva-se na nossa newsletter!

Digite seu e-mail e receba nossos artigos em primeira mão!