Como fidelizar clientes de forma eficiente?

6 de fevereiro de 2018

Temos explorado constantemente aqui os serviços do Conectados, explicando como eles podem te ajudar a prospectar potenciais clientes e transformá-los em compradores fiéis. Todas essas informações serviram para chegarmos até o seguinte ponto: como você vai realmente manter as pessoas interessadas nos seus produtos e voltando a comprar frequentemente?

Com a ascensão do marketing digital, as empresas logo descobriram uma forma muito eficiente de converter clientes: falando diretamente com eles. Mas isso não é algo novo, certo? Afinal, o telemarketing está aí há um bom tempo fazendo exatamente isso. Então onde é que está o segredo?

O segredo está na mensagem!

O conteúdo que os clientes começaram a receber não foram aquelas repetitivas ofertas de produtos e preços. Ao invés disso, as marcas passaram a enviá-los informações que agregasse valor ao produto, como dicas de uso, e-books educativos, mostrar o processo de confecção… enfim, criaram uma ponte muito sólida para o cliente atravessar e imergir no mundo delas sem se sentir um mero objeto de consumo. Foi assim que surgiu o Marketing de Conteúdo (Inboud Marketing).

Dentre os diversos formatos que o Marketing de Conteúdo pode ser explorado estão o E-mail e o Whatsapp. Ao contrário do que muita gente pensa, o e-mail marketing ainda é uma estratégia muito poderosa. Pelo menos 72% dos consumidores consideram o email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas, segundo o instituto de pesquisa MarketingSherpa.

Já o Whatsapp dispensa ponderações: só no Brasil, 76% da população utiliza o aplicativo que já ultrapassa 1 bilhão de usuários. Além disso, a probabilidade das pessoas abrirem mensagens através dele é de 70%!

Só tem um pequeno problema que, na verdade, é o motivo principal que impede milhares de empresas de lucrarem muito com o marketing de conteúdo…

elas não tem os contatos dos clientes!

Ou seja, elas podem até ter ciência da importância do Inbound Marketing para o negócio, só não sabem como conseguir essas informações valiosas.

Recorrendo ao desespero, muitas decidem comprar listas de e-mail e whatsapp, o que é um verdadeiro tiro no escuro com altíssimas chances de errar a mira. A maioria dessas listas são criadas sem nenhum critério de segmentação, de forma que você está falando com tanta gente que ao mesmo tempo não está falando com ninguém. Você não sabe de onde essas pessoas são, o que elas gostam e o que elas procuram.

O Conectados veio para virar esse cenário ao avesso e te entregar listas de e-mail e whatsapp das pessoas que conhecem sua marca e realmente se interessam por seus produtos. Por isso não se trata de uma lista duvidosa.

Como você já sabe, ao oferecer o nosso cartão fidelidade digital, o cliente precisa informar esses contatos pessoais que automaticamente são enviados para uma planilha. Sim, você pode baixá-la! Com ela em mãos, as possibilidades são infinitas.

Nossas recomendações para sua estratégia de fidelização ser mais eficiente são:

– Segmentar suas listas de contatos de acordo com o tipo de produto que foi consumido (sim, isso é possível com o Conectados!)

– Segmentar suas listas de contatos de acordo com a frequência que o cliente está comprando na sua loja (isso também é possível!)

– Não enviar mensagens com frequência abusiva

– Focar em conteúdos que realmente possam despertar o interesse dos usuários

– Diversificar os temas dos conteúdos

– Manter uma certa frequência de lançamento de campanhas para atrair novas pessoas a gerarem o cartão

Falando especificamente sobre e-mails, lembre-se que quanto maior sua taxa de aberturas, menor a probabilidade de suas mensagens caírem na caixa de spam. Por isso a importância do conteúdo relevante.

Pronto, agora você está preparado para explorar o melhor do Conectados!

Comentários

No Comments

Leave a Reply