O que você não sabe sobre a febre dos cupons de descontos

6 de fevereiro de 2018

Empresas de todos os portes oferecem descontos diariamente como estratégia de vendas. O motivo desta assiduidade não é segredo pra ninguém: dá certo demais! Quem não conhece a marca, passa a conhecer por conta da oferta; quem já conhece, volta a comprar; e quem já compra com frequência, não só se torna fiel como também começa a atuar espontaneamente como um porta-voz da empresa, divulgando as ofertas em grupos e redes sociais.

Cupons no centro das estratégias de vendas

Um dos formatos mais utilizados para oferecer descontos é através de cupons online. E antes que você pense que estamos só nos referindo a cupons para lojas virtuais, vamos nos adiantar em dizer que está muito enganado. Na verdade, estabelecimentos físicos estão cada vez mais desenvolvendo formatos que possibilitem a integração de estratégias de fidelização com o mundo digital, e o cupom de desconto está diretamente inserido neste contexto.

Grandes marcas usam e abusam

Quer um bom exemplo? O McDonalds. Um dos líderes mundiais em cadeias de restaurantes fast food tem se destacado pelo seu investimento constante em cupons de descontos que são oferecidos apenas no digital.

Tudo o que eles pedem é que o consumidor baixe no celular o aplicativo da marca e realize um simples cadastro que só pede o e-mail do cliente. Logo a tela com os descontos disponíveis aparece e para utilizá-los também é bem fácil, basta ativar a oferta que deseja consumir e mostrar o código dela no ato da compra.

Por que o formato que a Mc aderiu se tornou tão bem-sucedido? Não é só pela oferta, não. O segredo está na usabilidade. Praticamente todo o público que ela quer atingir possui um celular capaz de baixar aplicativos. Além disto, o cadastro não consome nem um minuto do tempo do usuário, pois só pede um e-mail e senha.

Outra marca do mesmo segmento que faz um trabalho semelhante é a Wayne’s Burger. A única diferença é que ao invés de ofertar os cupons através de um aplicativo, eles são disponibilizados em um site específico para isso. Mas a dinâmica é exatamente a mesma: usuário informa nome e e-mail, gera o cupom e apresenta no balcão da compra.

A real intenção

Com fórmulas tão parecidas, qual a principal vantagem que essas duas empresas ganham ao oferecer tantos preços diferenciados? Sim, tudo aquilo que mencionamos lá em cima sobre atrair mais vendas está incluso no pacote, mas o real objetivo desses esforços é se relacionar diretamente com o cliente através do seu contato pessoal (neste caso, o e-mail), obtido por ambas as empresas de forma muito simples e rápida durante o cadastro. O usuário talvez nem tenha percebido, mas naquele momento ele estabeleceu uma ponte de contato com a marca.

Essa necessidade de criar meios que estimulem o consumidor a fornecer seus contatos pessoais é a grande sacada que muitas empresas ainda ignoram no momento de trabalhar seu marketing digital.

Fidelização inteligente

O McDonalds e o Wayne’s fizeram isso justamente por estarem um passo à frente, por entenderem que se comunicar diretamente com o cliente não só faz com que suas vendas aumentem, mas impacta diretamente na percepção que ele tem da marca e nos estímulos que o motivam a continuar comprando. É fidelizar de forma inteligente, não só pela troca de benefícios imediatos.

Podemos chamar essa fidelização inteligente de Marketing de Conteúdo através de e-mail marketing. É uma estratégia focada em educar os consumidores com informações que sejam relevantes para o seu dia a dia, que possam fazer alguma diferença ao ponto de ele perceber que sua marca não o considera apenas uma fonte de dinheiro.

Whatsapp como canal de marketing

No entanto, os objetivos de cada empresa pode criar a necessidade de utilizar outros canais. Por isso o Whatsapp tem se destacado como o outro meio pelo qual diversas marcas estão trabalhando o marketing de conteúdo. Ele é mais usado pelos negócios de pequeno e médio porte, pois possuem uma facilidade maior de lidar com a resposta imediata, um dos benefícios do aplicativo.

Claro, é necessário todo um cuidado durante a produção e envio desses conteúdos, mas isso é assunto pra um próximo texto. O que a gente quer te mostrar hoje é que, se sua marca ainda não procura caminhos para criar uma base de contatos de clientes, ela logo será ultrapassada pela concorrência.

E a melhor notícia que a gente poderia te trazer com este artigo é que você não precisa desenvolver um aplicativo ou um site do zero para oferecer o mesmo tipo de serviço.

Faça tudo isso com o Conectados!

O Conectados é uma suíte de ferramentas voltadas para fidelização de clientes. Uma dessas ferramentas é o Cartão Conectados, um artifício que pode ser usado como cartão fidelidade ou cupom de descontos. Clique aqui para saber mais.

Comentários

No Comments

Leave a Reply

Por favor aguarde...

Inscreva-se na nossa newsletter!

Digite seu e-mail e receba nossos artigos em primeira mão!